Limpe seu monitor corretamente.

Monitor CRT acima e abaixo Monitor LCD


A tarefa pode ser simples, mas exige alguns cuidados e atenção do usuário a muitos detalhes, a começar pela diferença nos procedimentos recomendados para equipamentos de tubo de raios catódicos (CRT) e cristal líquido (LCD).

Engana-se quem pensa que é só pegar um pano e uma garrafa de álcool que tá tudo resolvido, álcool não se usa NUNCA, pois pode danificar a tela de seu monitor.

O melhor modo de limpar seu monitor é não sujá-lo, como colando adesivos, apontando com os dedos, apontar com canetas que possam riscar a tela.

Mesmo se você toma todo esse cuidado, em algum momento o monitor irá sujar ou ficar coberto de pó, fazendo-se necessária a sua limpeza.

Na hora de limpar seu monitor esqueça produtos como benzina, cera ou diluentas ou produtos de limpeza em geral. Na maioria dos casos, basta pegar um pano e pronto.

Quando você limpar seu monitor, desligue a tela para evitar choques.
Com tela de vidro grosso, os monitores CRT são mais resistentes (embora tenham uma vida de 50 mil horas de uso, metade da duração dos modelos com tecnologia mais avançada) e exigem um procedimento de limpeza mais simples.

Feita de um material chamado cristal líquido, a tela do monitor LCD é bem mais frágil. As moléculas desse material são distribuídas entre duas lâminas transparentes que exigem maior cuidado e delicadeza de movimentos ao limpar.


Como limpar o monitor de tubo
Desligue o monitor cinco minutos antes de iniciar a limpeza, reduzindo o risco de choque e de descarga eletrostática, que pode danificar os pixels, comprometendo a qualidade de imagem.

Se o caso for apenas remover a poeira. Utilize uma flanela macia. As ideais são de microfibra, como as usadas para limpar óculos. Para prevenir o pó, capas comuns, vendidas em lojas de informática, são uma boa solução. O uso de flanelas com propriedades antiestáticas ajuda a afastar a poeira.

Evite o uso de álcool e produtos como detergente, diluentes, cera, inseticidas ou lubrificantes. Muitos monitores têm uma camada anti-reflexo que pode ser removida com o uso de químicos.

O melhor é utilizar um pano umedecido com água para uma limpeza mais eficaz. Utilize esse método tantas vezes quantas forem necessárias. Mas tome cuidado para não exagerar na quantidade de água, evitando que o líquido vaze para a parte elétrica.

Só use produtos como limpa-vidros quando for necessária uma faxina mais pesada. Neste caso, o uso dos mesmos utilizados na limpeza de janelas é tolerado. No entanto, há risco de danos à camada anti-reflexo do monitor, podendo ocorrer perda da qualidade da imagem.


Notebooks
No caso de limpeza de telas de notebook, os cuidados devem ser redobrados, especialmente para evitar que qualquer gota de líquido vaze para o equipamento, causando um curto-circuito.


Como limpar o LCD
Nunca pressione a tela, mesmo quando estiver apenas retirando o pó com flanela seca. A pressão dos dedos afeta as delicadas células de cristal líquido que formam as imagens e o resultado pode ser o surgimento de pontos brancos ou escuros na tela.

Utilize um pano umedecido com uma solução com metade de água destilada e metade de álcool isopropílico 50%, tem tambêm uma alternativa mais caseira: um pouco de vinagre diluído em água.

Existem produtos importados específicos para limpeza de monitores LCD.

Não use limpa-vidros, evite o uso de álcool etílico, amônia e outros produtos com esses ingredientes, que deixam manchas amareladas na tela.


Touchscreen
As telas touchscreen, que respondem ao toque dos dedos, podem ser limpas como os monitores LCD. Nesse caso, jamais utilize material poroso, como esponjas, que podem danificar o sistema de reconhecimento do toque.

1 comentários:

Pangas disse...

Excelente artigo! Justo o que eu e todos nós que passams aqui precisávamos. Né pessoal? hehe! Abraços!

Postar um comentário