Datas e locais das provas do Enade 2009

ADSENSE AQUI

ADSENSE AQUI

O ENADE é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o ENADE avalia a evolução dos alunos, a prova exige conhecimentos sobre conteúdos programáticos e habilidades específicas esperadas em cada curso.


Data da rova

A prova deste ano está marcada para o dia 8 de novembro (domingo) a partir das 13h.


Cursos avaliados

Em 2009, o ENADE estará avaliando os seguintes cursos: administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro, turismo e estatística.

Pela primeira vez, o ENADE também irá avaliar os seguintes cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.


Ingressantes

Serão considerados ingressantes, aquele candidato que até o dia 1º de agosto de 2009, tiver concluído entre 7% e 22% da carga horária miníma do currículo do seu curso.


Concluintes

E será considerado concluinte, aquele que até o dia 1º de agosto deste ano, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária do curso ou quem tiver condições de conclusão do seu curso acadêmico no ano letivo de 2009.


Inscrições

As inscrições podem ser realizadas entre 29 de junho e 31 de agosto de 2009. O INEP estará enviando até o dia 29 de maio o material necessário para que as instituições efetuem as inscrições aos estudantes habilitados para a realização desta prova. Vale lembrar também que a inscrição é de responsabilidade da instituição.


A prova

A prova do ENADE é composta por 40 questões discursivas e de múltipla escolha. Das 40 questões, 30 são sobre a formação específica da área do estudante e as outras 10 são sobre assuntos de formação geral.


Locais das provas

Os locais das provas serão divulgados até o dia 26 de outubro e serão postadas aqui no site.


Resultado do ENADE 2009

O Boletim de Desempenho dos Estudantes será disponibilizado aos estudantes através do site do INEP (www.inep.gov.br).

A divulgação oficial do ENADE 2009 é estimada em até 6 meses após a realização do exame.


O ENADE é obrigatório?

O ENADE é um exame obrigatório sim e de condição indispensável para a emissão do histórico escolar do candidato. O candidato que foi selecionado nos anos anteriores que não realizou a prova, não poderá receber seu diploma enquanto não regularizar a situação.


Estudantes dispensados do ENADE

Estarão dispensados do ENADE os estudantes que até o dia 31 de agosto colarem grau ou aqueles que estiverem matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil.


O que fazer se o estudante não comparecer no dia da prova?

O aluno ingressante que faltar no dia da prova do ENADE, poderá regularizar a situação comparecendo á prova 3 anos após a sua ausência, quando o seu curso voltará a ser avaliado.

Já no caso do concluinte, ele poderá regularizar a situação de duas maneiras.
- O aluno deverá justificar a sua ausência junto ao INEP, por meio de uma declaração encontrada junto ao site do Instituto e aguardar a dispensa do MEC.

- Caso o nome do aluno não constar na lista de dispensados, o aluno deverá realizar o exame no dia seguintes a sua ausência. Neste caso, o aluno irá realizar somenta a prova geral. O aluno deverá procurar a instituição de ensino para solicitar a sua inscrição.


Informações

Para entrar em contato com o ENADE, basta enviar um email para enade@inep.gov.br ou pelo telefone (61) 3799-3000.

Assim que estiver disponível, irei colocar aqui os gabaritos das provas do Enade 2009.

Clique aqui para ver as provas e os gabaritos das provas do Enade 2009 que foram realizadas hoje.


ADSENSE AQUI
ADSENSE AQUI

2 comentários:

Anônimo disse...

Hoje é dia 30/10 e ainda não divulgaram aqui no site o local das provas do ENADE, sendo que prometeram estes locais até o dia 26/10.

Anônimo disse...

Hoje 08.11.09, em Salvador-BA, tivemos manifestações da Perini liberadas pela Prefeitura de Salvador, poste quebrado na Av. Pinto de Aguiar, cujo as causas deixaram o trafego obstruído, impedindo dos estudantes chegarem no horário estipulado pelo ENADE (12:00 h - horário local) para a elaboração do exame. Resultando que alguns candidatos ficaram impedidos de entrar no Colégio Estadual Governador Lomanto Junior (Itapuã), devido ao portão ter sido fechado -mesmo recorrendo a coordenação dos responsáveis pela prova. Sabemos que o exame é obrigatório e de condição indispensável para a emissão do histórico escolar do candidato e mesmo assim não cederam à abertura do portão, isto sem a prova ter iniciado. Pergunto, como os candidatos podem justificar a sua ausência na prova??? Inadimissivel esse fato.

Postar um comentário